Semana de Combate ao AVC 2022 encerra com Exposição Interativa

Atividade foi realizada pela Associação Reabilitar e Governo do Estado do Piauí

 

Encerrando a Semana de Combate ao AVC 2022, aconteceu nesta sexta-feira (28) a Exposição Interativa do AVC, que estimulava o público a conhecer mais sobre os sintomas e fatores de risco da doença. A ação foi realizada pela Associação Reabilitar, por meio do projeto Pense Bem AVC, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

 

Nesta edição, a atividade teve como local escolhido o piso térreo do Teresina Shopping, que recebeu, durante todo o dia, visitantes para conhecerem mais sobre o AVC. É o caso do enfermeiro Fernando Gabriel, de 26 anos. Cuidador de idosos, ele considera necessário aprofundar os conhecimentos para melhor identificar os sinais da doença.

 

“A Exposição é muito interessante. É muito bom divulgar essas informações porque a maioria das pessoas não vai saber identificar de forma tão rápida. E, como foi dito durante a apresentação ‘o tempo é ouro’”, avalia o enfermeiro.

 

A professora Sílvia Helena de Sousa, de 50 anos, também aproveitou a visita ao shopping para conferir a exposição. Com duas pessoas na família que já foram vítimas do AVC, ela busca manter hábitos saudáveis para prevenir o problema.

 

“Quando meu pai sofreu AVC, eu era muito novinha, só tinha 16 anos. Atualmente, sei como ajudar pessoas com AVC. Pratico atividades físicas, tenho boa alimentação. Achei muito boa a Exposição. Isso aqui é o básico do básico que todo mundo tem que saber e é um trabalho que vai servir para a sociedade e para todas as pessoas”, destaca Sílvia Helena.

 

Durante toda a semana, foram executadas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Escola Municipal Casa Meio Norte, bem como, nas mídias sociais da Associação Reabilitar, com o objetivo de levar as informações ao maior número de pessoas.

 

A coordenadora do Pense Bem AVC, a enfermeira Fabiana Gomes, frisa a satisfação por mais uma Semana de Combate ao AVC realizada. “O sentimento é de missão cumprida, sem esquecer que a sensibilização quanto à prevenção deve continuar. O AVC é um tema que deve ser trabalhado todos os dias, durante todo o ano, porque é uma doença que é prevenível, se a gente souber os fatores de risco e conhecer o que é a doença. Então, temos que ser vigilantes conosco, com a nossa família e com os amigos”, ressalta.

 

A Semana de Combate ao AVC ocorre anualmente, em alusão ao Dia Nacional do AVC, celebrado no dia 29 de outubro, envolvendo toda a sociedade nas ações de alerta sobre os sinais da doença e prevenção.

 

Em 2022, o AVC voltou a ser a principal causa de morte no país, desbancando doenças como a Covid-19 e o infarto. Dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil mostram que, no primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais de AVC, o que reforça o alerta para a prevenção, o atendimento e a reabilitação das vítimas.