Serviços da Oficina Ortopédica Itinerante são levados para o interior

Unidade móvel de produção da Oficina. (Foto: Marcelo Cardoso)

Pessoas com deficiência que moram fora da capital agora não precisam mais se deslocar para o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para terem acesso aos serviços da Oficina Ortopédica do local. Foi lançada, nesta sexta-feira (6), pelo governador Wellington Dias, a Oficina Itinerante do Piauí.

A novidade trata-se do Programa Passo à Frente, uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos.

A Oficina Ortopédica Itinerante funciona com uma unidade móvel, com capacidade para realizar 100 atendimentos por dia, viajando pelos municípios do Piauí.

O serviço conta com uma carreta para a produção de órteses e próteses, além de coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito; um micro-ônibus para o transporte de uma equipe técnica formada uma terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia; e um caminhão para o transporte de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores, entregues pelo serviço através do Sistema Único de Saúde (SUS).


Saiba como ter acesso 

Para ter acesso aos serviços da Oficina Ortopédica Itinerante, a pessoa deve ir até a unidade móvel com RG e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência com CEP e informar, pelo menos, um número para contato. Ou, ela pode procurar a Secretaria de Saúde do município.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar