Sessão solene homenageia Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Representantes da Associação Reabilitar e do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participaram, nesta quarta-feira (3), de uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Autismo, na Assembleia Legislativa do Piauí.

 

Proposta pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), a sessão abordou os avanços e desafios para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado, bem como sobre a importância de se conhecer a deficiência.

 

Walter Oliveira, superintendente administrativo e financeiro do Ceir, destaca que “é preciso que todas as esferas da sociedade apoiem os órgãos que cuidam de pessoas com Transtorno de Espectro Autista. Precisamos reforçar essas políticas públicas em relação à causa e, nós, como cidadãos, também precisamos participar ativamente desse processo”.

 

Maria Andréia Bezerra, coordenadora de Reabilitação Intelectual do Centro, ressalta que “a instituição atende 392 pessoas com TEA, a maioria são crianças e jovens. Toda nossa equipe multidisciplinar se envolve nesse projeto terapêutico singular, no intuito de proporcionar funcionalidade e qualidade de vida a essas pessoas e seus familiares”.

 

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre essa condição, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Também participou da sessão solene o superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz.