Sessão Solene reúne autoridades em torno da Neuro em Ação

A campanha Neuro em Ação está encerrando as atividades da semana, mas deixando o alerta para a prevenção de traumas. Nesta quinta-feira (14), autoridades estiveram reunidas em sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí para discutir o assunto.

O principal alerta foi para o número de acidentes de trânsito no estado. “Não é barato resolver o problema”, levanta o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho, propositor da sessão. “O uso de bebida alcoólica aumenta a quantidade e o uso do celular aumenta a gravidade”, acrescenta Arão Lobão, diretor geral do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran).

A problemática continuou nos pronunciamentos dos deputados e autoridades presentes. Entre eles, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que enfatizou a importância da campanha. “A sociedade de neurocirurgia está voltada para esse tema com ações de prevenção e conscientização”, diz.

A Neuro em Ação é uma campanha da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, coordenada no Piauí pela Associação Reabilitar, que atua com o Projeto Pense Bem Trauma, e pela Sociedade Piauiense de Neurocirurgia. Ao longo desta semana, uma série de palestras foram realizadas em escolas, faculdades e universidades da capital.

“Não se constrói uma sociedade sem o alicerce da educação, que é o principal vetor de transformação. Estamos diante de um problema complexo, por isso nos unimos a vários pilares da sociedade, os poderes públicos, legislativo e judiciário e, principalmente, as escolas, onde estão sendo formados cidadãos”, declara o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar.

Além dos acidentes de trânsito, em especial os relacionados ao uso do celular ao volante, a campanha Neuro em Ação também alerta para o mergulho em águas rasas e para as más posturas corporais.

Também estiveram presentes na sessão solene, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso; o presidente da Academia Piauiense de Medicina, Itamar Costa; o juiz federal Nazareno Reis; e acadêmicos representantes das ligas de medicina, neurologia e neurocirurgia das universidades Federal e Estadual do Piauí e de faculdades particulares.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar