Simpósio debate inovações para o tratamento da doença de Parkinson no Piauí

14 de outubro de 2016 por Associação Reabilitar

Mesa de abertura do evento. (Foto: Ascom Reabilitar)

Teve início nessa quinta-feira (13) o I Simpósio Piauiense sobre Doença de Parkinson, realizado no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o evento, que segue até este sábado (15), aborda desde a patologia, quadro clínico e tratamento até assuntos bem específicos como diagnóstico diferencial, distúrbios do sono, depressão, demência, e neurocirurgia na doença de Parkinson.

Especialista em doenças degenerativas e demências, o neurocirurgião Flávio Sekeff Salem foi um dos palestrantes e falou sobre o tema “Atualizações no Tratamento da Doença de Parkinson”. “A doença de Parkinson é mais comum do que se imagina e atinge um terço da população idosa do Brasil. É preciso discutir e ampliar os conhecimentos tanto acerca do diagnóstico como do tratamento para que possamos dar ao paciente o melhor procedimento possível”, comenta Flávio Salem.

O neurocirurgião Francisco Alencar, um dos organizadores do evento, destaca a realização do II Mutirão de Doença de Parkinson, que será realizado neste sábado (15), a partir das 7 horas, no ambulatório azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

“O Simpósio reúne especialistas de renome para debater as inovações no tratamento da doença de Parkinson e também aborda a questão prática, com o mutirão de atendimentos deste sábado (15). Na primeira edição do mutirão, atendemos cerca de 130 pacientes. Agora, queremos dobrar esse número”, destaca.

A noite de abertura do Simpósio também contou com palestra “Reabilitação do paciente com Doença de Parkinson após DBS (estimulação cerebral profunda) e o uso de tecnologias na reabilitação fisioterapêutica”, proferida pela fisioterapeuta Carolina Souza, doutoranda em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Confira a programação desta sexta (14):


“Hora de colocar a mão na massa” – Treinamento para o atendimento

18:00h – Manejo Cirúrgico na Doença de Parkinson, benefícios na doença avançada – Francisco José Alencar

19:00 – Estratégias de avaliação fisioterapêutica e princípios da reabilitação do paciente com Doença de Parkinson/Experiência da Associação Brasil de Parkinson – Érica Tardelli

19:50 – Intervalo

20:00 – Como examinar paciente com Doença de Parkinson – Kelson James Almeida

20:45 – Estratégias de execução do mutirão- Francisco Alencar e Kelson James

 


Texto: Diego Rodrigues – Comunicação Reabilitar

Tags: , ,

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados para a Associação Reabilitar