Simpósio marca Dia Mundial de combate ao AVC no Piauí

Durante dois dias, profissionais de saúde, estudantes de graduação, além de servidores da área de saúde e afins, participaram de conferências, palestras e debates sobre a prevenção, tratamento e reabilitação do Acidente Vascular Cerebral (AVC), durante II Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares – AVC em foco, realizado no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Neste sábado, 29 de outubro – Dia Mundial de combate ao AVC –, foi realizado o último dia de programação do Simpósio. Trabalhando temas essenciais para impulsionar a prevenção e melhoria do cuidado assistencial, o evento encerrou as atividades da Semana de Combate ao AVC no Piauí, realizada pelo Projeto Pense Bem AVC, em parceria com Ceir e por meio da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos.

Cursando o 9º ano de Medicina, a acadêmica Larissa Clementino explica que as palestras favoreceram adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre o AVC. “Percorrendo alguns hospitais vejo que são inúmeras as pessoas acometidas pela doença. Sem dúvidas, o nível dos profissionais que ministraram as palestras no Simpósio contribuiu para todos nós, enquanto estudantes, aliar a teoria e prática”, frisa.

A enfermeira do projeto Pense Bem AVC, Mary Ângela Canuto destaca o sucesso do evento. “Este é nosso segundo ano de evento proporcionando um momento de reflexão, análise e estudo sobre as questões relacionadas à prevenção e os avanços do tratamento do AVC. É gratificante ver o público presente atestar a importância da interdisciplinaridade e da valorização dos diversos saberes no combate ao AVC”, pontua.

De acordo com Benjamim Pessoa Vale, médico neurocirurgião e coordenador do Projeto Pense Bem AVC, “paralelo ao trabalho que realizamos no Estado, o Simpósio evidencia a relevância da prevenção no combate à doença e destaca a identificação correta dos sintomas como o maior aliado as vítimas de acidentes vasculares”.


Números do AVC

Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada cinco minutos uma pessoa morre em decorrência de acidente vascular cerebral (AVC). O Piauí lidera o ranking nacional em números proporcionais: Para cada 100 mil habitantes são registradas 69,3 mortes no Estado.

Objetivando minimizar os efeitos e alertar a população sobre a importância do combate à doença, sistematicamente o Ceir em parceira com o Projeto Pense Bem AVC realiza ações em Teresina e nos municípios do interior do Piauí.


Texto: Antônio Fontes – Comunicação Reabilitar