Solenidade comemora 1 milhão de atendimentos

“O Ceir não comemora só 1 milhão de atendimentos. São 1 milhão de vezes que o Centro fez alguém sorrir”, destaca o governador Wellington Dias durante solenidade realizada nesta sexta-feira (24), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

O momento contou com homenagem à primeira paciente da instituição, a estudante de 16 anos Andrea Eduarda Coelho, que ficou paraplégica após ser atropelada aos três anos de idade. “Foi no Ceir que aprendi a engatinhar, fiquei de pé pela primeira vez, dei meus primeiros passos com a ajuda de um andador e nadei sozinha. O Centro faz parte da minha vida e me sinto com bastante responsabilidade por ser o começo e representar muitas pessoas além de mim”, conta.

O paciente que representa o 1 milhão de atendimentos também foi homenageado. “Deus colocou pessoas no propósito de criar o Ceir”, afirma o jovem Francisco Domingos, de 21 anos. “O Ceir nasceu do coração de Deus e nós fomos apenas instrumentos para fazer tantas pessoas sorrirem. Para mim, se existe um céu, esse céu é o Ceir”, acrescenta Rejane Dias, secretária de Estado da Educação.

Também foram homenageadas as duas irmãs gêmeas Ana Paulino Galvão e Maria Paulino Galvão que, aos 89 anos, escreveram um livro contando sobre a sua passagem pelo Ceir, além da aposentada Maria de Jesus Gomes, a primeira voluntária da instituição, que está no Centro há oito anos.

“Para nós, cada pessoa que faz o Ceir é especial e fundamental para o trabalho que fazemos de compromisso e dedicação a família e pessoa com deficiência no Piauí”, declara o médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que administra o local.

Na ocasião, ainda foram entregues os certificados Deputado Amigo do Ceir para deputados e ex-deputados que destinam emendas parlamentares para a instituição, contribuindo para a manutenção e melhorias de serviços do Centro. São eles: Helio Isaías, Ismar Marques, Rejane Dias, Cícero Magalhães, Themistocles Filho e Merlong Solano.

Além de comemorar o 1 milhão de atendimentos realizados, neste ano o Ceir alcança outras marcas: nove anos de funcionamento, oito anos de Oficina Ortopédica e Voluntariado, seis anos de Centro de Diagnóstico, dois anos de Programa de Saúde Auditiva e Reabilitação Intelectual e um ano de Clínica de Microcefalia.

 


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar