Solenidade marca início da Semana de Combate ao AVC 2022

Ações são realizadas pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, com o intuito de sensibilizar a população para a prevenção da doença

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25) a Solenidade de Abertura da Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento é realizado pela Associação Reabilitar, por meio do Projeto Pense Bem AVC; em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

 

A ação aconteceu no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e marca o início das atividades que serão executadas até esta sexta-feira (28), véspera do Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro. A semana de Combate ao AVC acontece anualmente, em parceria com instituições públicas e privadas, e tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção do problema, que é a segunda principal causa de morte no Mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Telmo Mesquita, reforçou a importância da prevenção do AVC. “Nós precisamos trabalhar a ideia de cuidados, mas também da prevenção. O problema é uma das principais causas de mortes do nosso país e precisa de uma atenção especial. Iniciamos hoje a Semana, mas é preciso conscientizar que essa atenção ao AVC deve ser feita a todo momento”, ressalta.

 

O neurocirurgião e idealizador Pense Bem AVC, Benjamim Pessoa Vale, destaca que o Projeto, iniciado em 2007, busca evitar o dano pessoal, econômico e social provocados pela doença.

 

“O AVC é responsável por 10% dos óbitos no mundo e é a maior causa de sequela permanente na população. Tem sinais, sintomas e acontece por lesão no cérebro. Dessa forma, os números assustam, pois são registrados 17 milhões de casos por ano. O grande gasto do AVC não é no ambiente hospitalar e nem na reabilitação, é na perda da produção, na seguridade social”, explica.

 

A programação segue com palestras educativas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todas as regiões de Teresina, em parceria com o projeto Linhas de Cuidado em AVC, da Sesapi, e com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). As ações vão acontecer na quarta (26) e quinta-feira (27), nos bairros Cristo Rei, Vila Irmã Dulce, Santa Isabel, Planalto Uruguai, Todos os Santos, Alto da Ressurreição, Real Copagre e Santa Maria da Codipi.

 

Ainda na quinta-feira (27), a atividade vai envolver o público infantil, por meio da divulgação do programa “Heróis Rápidos”, uma iniciativa premiada internacionalmente por educar crianças entre 5 a 10 anos, para que elas saibam rapidamente identificar quando um familiar ou qualquer pessoa da sua convivência for vítima de um AVC. A Escola Municipal Casa Meio Norte será a primeira a receber o projeto.