STE comemora 8 anos de atuação em 24 municípios do Piauí

O Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e que oferece transporte de passageiros para a realização de exames e consultas em Teresina, comemora seus oito anos de operação em mais de 24 municípios do Piauí. Para celebrar a data, será realizado uma cerimônia especial nesta sexta-feira (03), às 8h, na Sede do projeto, localizada na Rua Pedro II, nº 2175, bairro Cidade Nova.

O serviço é um projeto do Governo do Estado do Piauí, através da Sesapi, e tem a Associação Piauiense de Municípios (APPM) como parceira. A Associação Reabilitar é responsável pela administração do projeto, que conta 23 micro-ônibus com ar-condicionado e adaptado para pessoas com deficiência. Diariamente, são realizadas 19 rotas, com veículos que oferecem segurança e conforto, transportando até 26 usuários por viagem.

De 2016 até abril de 2024, o STE já transportou 775.302 piauienses que precisavam se deslocar até Teresina para tratamentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma alegria imensa saber que podemos colaborar com a saúde dos piauienses da região Entre Rios. São 500 pessoas que são transportadas ida e volta todos os dias, isso dá mais de mil passagens diariamente. Isso é muito positivo, porque é uma pessoa que está tendo a oportunidade de dar continuidade ao seu tratamento, está tendo um dia a mais de saúde”, explica Benjamim Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar.

Os municípios atendidos pelo STE são: Miguel Alves, União, Lagoa Alegre, José de Freitas, Altos, Coivaras, Demerval Lobão, Nazária, Curralinhos, Lagoa do Piauí, Beneditinos, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Palmeirais, São Pedro, Barro Duro, Água Branca, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Angical, Regeneração e Amarante.

“O STE é um projeto que olha para o nosso cotidiano, enquanto cidadãos, que precisamos usufruir do direito de saúde. Esse projeto tem um olhar muito atento ao atendimento humanizado e nos acolhe neste trajeto”, afirmou Laís Brito, usuária do Transporte Eletivo de Pacientes.