A equipe multiprofissional e as supervisoras assistenciais de Reabilitação do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) estão participando do Congresso Nacional do Autismo (CONAUT), que reúne especialistas no Transtorno do Espectro Autista de todo o Brasil durante dois dias de evento, em Teresina.
Focado em apresentar novas abordagens, o congresso conta com palestrantes de diversas áreas, como psicologia, neuropediatria, educação física, odontologia, arte, direito e também com jovens autistas.
A psicóloga e supervisora assistencial de Reabilitação do Ceir, Danielle Carvalho, destaca a importância da participação da equipe no congresso para a atualização e aperfeiçoamento do trabalho realizado no Centro.
“O autismo é uma realidade que exige nossa atenção e uma cultura de pesquisa contínua. A nossa equipe está sempre em busca de inovação, e este congresso surge como uma ponte ao trazer especialistas de diversas áreas e, principalmente, palestrantes autistas. Participar de eventos como este tem o objetivo de proporcionar o que há de mais atual para os pacientes e famílias atendidos pelo Ceir”, ressaltou.
O evento estreia com uma programação voltada a novas experiências e aborda diversos temas, incluindo “Autismo e corte de cabelo”, “Saúde bucal”, “Sexualidade e autismo”, “Seletividade alimentar”, “Direitos educacionais da pessoa com autismo” e “Cuidados com os familiares”.
Para a psicóloga do Ceir, Leila Rocha, o debate com profissionais de todo o Brasil amplia seu repertório técnico e fortalece a inclusão. “Atendemos diariamente crianças com TEA, e cada uma delas exige uma abordagem individualizada. O CONAUT amplia nosso conhecimento científico e nosso repertório com trocas de experiências, atualizações e ideias que promovem uma inclusão real”, destacou.