Teresina em Ação: Projeto Pense Bem dá orientações sobre a prevenção do AVC

Neste sábado (15), o Projeto Pense Bem participou de mais uma edição do Teresina em Ação. A atividade aconteceu na Praça Pedro II, centro de Teresina, onde os profissionais do Projeto e voluntários da área da saúde e de instituições de ensino superior deram orientações sobre a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de traumas na cabeça e coluna vertebral. 

Durante o evento, foram atendidas 493 pessoas, que puderam fazer teste de glicemia, aferição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC). 

A enfermeira do Projeto Pense Bem, Fabiana Gomes – responsável pelo grupo que participou do Teresina em Ação -, reforça a importância de falar sobre o AVC.

“Trouxemos o máximo de conhecimento às pessoas sobre o AVC, explicando como é possível identificá-lo, e sobre os riscos de traumas na cabeça e coluna vertebral, dando orientações de como agir diante de situações que possam causar esse tipo de trauma. Para nós, do Projeto Pense Bem, é sempre muito gratificante participar do Teresina em Ação e trazer, para tantas pessoas, informações tão importantes”, diz. 

A senhora Leonarda Maria Borges, de 52 anos, é moradora da zona Sudeste da capital e aproveitou uma visita ao Centro para fazer o teste de glicemia e pressão. “Minha pressão deu um pouco alterada e os profissionais me orientaram a buscar um Posto de Saúde para acompanhar a situação. Eu gostei bastante do atendimento e das orientações que eles passaram, foi rápido e é importante cuidar da saúde”, afirma. 

O Projeto Pense Bem faz parte das ações da Associação Reabilitar, instituição sem fins lucrativos que também administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).