Ceir é indicado ao Prêmio Piauí de Inclusão Social

O trabalho desenvolvido há quase três meses pela Clínica de Microcefalia do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) é um dos indicados ao Prêmio Piauí de Inclusão Social 2016. A premiação é promovida pelo Sistema Integrado Meio Norte de Comunicação, em parceria com o Governo do Estado.

Bebê recebendo estimulação precoce. (Foot: Ascom Ceir)

A Clínica de Microcefalia foi implantada em março deste ano, após o surto relacionado ao Zika vírus, e já atende 63 bebês, com apoio e atenção às famílias. “Atualmente, a nossa capacidade de atendimentos é de até 200 crianças”, acrescenta Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir, lembrando que o serviço é fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesapi.

Enquanto os bebês recebem estimulação precoce, os familiares e cuidadores são orientados em grupos terapêuticos e cursos para o melhor cuidado da criança com microcefalia.

Ao todo, 20 profissionais compõem uma equipe multidisciplinar, formada por neuropediatra, psicólogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e assistentes sociais, dedicados em horário especial para a Clínica.

Maria Andreia Marques, coordenadora do serviço, ainda ressalta a preocupação do Centro em “orientar a família sobre os seus direitos e leis específicas para a pessoa com deficiência”.

Em 2013, o Ceir conquistou o Prêmio Piauí de Inclusão Social através do trabalho com a Reabilitação Desportiva.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar