NOTA DE ESCLARECIMENTO – SUSPENSÃO DOS MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO

A Associação Reabilitar, organização social responsável pela gestão do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, vem a público esclarecer que teve que suspender temporariamente, desde o último mês de novembro, o fornecimento dos seguintes meios auxiliares de locomoção: cadeiras de rodas, muletas, andadores, bengalas e almofadas de assento de prevenção de úlceras. A medida foi tomada devido à defasagem da tabela de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para esses itens. A entidade esclarece que os valores seguem sem reajuste desde o ano de 2008 e por várias vezes tentou negociar com o Governo Federal, assim como têm feito outras entidades nacionais que prestam o mesmo serviço no Brasil. Além disso, o atual cenário econômico também impactou no preço de insumos importantes para a produção desses itens, como o aço e o alumínio, dificultando ainda mais a manutenção dos custos.

A Associação Reabilitar explica, ainda, que alertou a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) das dificuldades enfrentadas e buscou, junto a esses órgãos, alternativas de complementação financeira para a manutenção do serviço. Porém, nenhum acordo foi firmado e a situação se tornou insustentável.

Vale ressaltar que todos os equipamentos solicitados pelos usuários, até a data da suspensão, serão entregues dentro do prazo de até 4 meses e que o Ceir segue produzindo e realizando a concessão de outros itens, como órteses e próteses. Por fim, a Associação Reabilitar informa que segue aberta ao diálogo com o poder público, em busca de uma solução que permita a retomada desse importante serviço.

Teresina, 09 de dezembro de 2022.