Organização do ambulatório especializado da nova MDER é destaque em reunião da Comissão de Transição

A organização do ambulatório especializado foi uma das pautas tratadas durante mais um encontro da Comissão de Transição da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e coordenadora da Comissão, Cristiane Moura Fé, detalhou as diretrizes de organização do ambulatório especializado para gestante e bebê de alto risco da nova MDER, que será realizado através da integração da Gestão de Cuidado com a Atenção Básica.

“A Atenção Básica identifica e estratifica a gestante de alto risco, abre um plano de cuidado e realiza a regulação dela para a MDER. Chegando na maternidade, a gestante vai receber um atendimento multiprofissional qualificado e terá todos os seus processos de gestão de cuidados realizados por essa equipe especializada e com ciência da equipe da Atenção Básica. Todo esse processo busca garantir saúde para mãe e bebê de alto risco durante toda a gestação”, explica a diretora.

Durante a reunião, os membros da Comissão foram atualizados sobre o andamento dos processos de aquisição dos equipamentos para a nova unidade, que tem a administração compartilhada da Associação Reabilitar com o Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). De acordo com cronograma da instituição, foram finalizados os processos de compras referentes à primeira etapa de investimentos do Governo do Estado.

“Os equipamentos de mobiliário já estão 80% na obra e temos a previsão que todos os móveis estejam no prédio até novembro. Na última sexta-feira, recebemos os Focos Cirúrgicos e os equipamentos da Lavanderia e da Central de Material Esterilizado (CME) devem chegar nos próximos dias”, elencou o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, ao acrescentar que serão priorizados, na segunda etapa de investimentos, a compra de equipamentos para finalizar a estruturação dos setores do centro cirúrgico e ambulatório.

O dimensionamento de recursos humanos para o ambulatório especializado da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, também foi um tema abordado no encontro. Participaram da reunião de hoje os representantes da Associação Reabilitar; da atual diretoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems).