O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado nesta terça-feira (2). A Associação Reabilitar, que administra o Centro Integrado de Reabilitação do Piauí (CEIR), com o objetivo de sensibilizar para a causa e conscientizar profissionais e familiares, além dos próprios pacientes com a condição de Transtorno do Espectro Autista (TEA), promove, nesta semana, nos dias 2 a 5 de abril, atividades voltadas para a conscientização do autismo.
Oficinas de atividades sensoriais na sala da Musicoterapia; atividades ilustrativas e visual; e socioemocional sobre relações interpessoais e a comunicação do paciente foram desenvolvidas pelos profissionais do Ceir, na clínica de Reabilitação e Habilitação Intelectual (RHI), com equipes de Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia e Musicoterapia, onde acolhem pacientes com TEA, diariamente, para proporcionar uma terapia e desenvolvimento com lazer, diversão e aprendizagem sobre as diferentes formas de aprender, sentir e saber definir seus sentimentos perante a sociedade.
A psicóloga Natália Vidal, que atua na clínica de RHI no Ceir, explica a finalidade das ações desenvolvidas para os pacientes. “Durante toda a semana, teremos uma programação para os nossos grupos, no sentido de estimular essas crianças e trabalhar suas habilidades e sentimentos, através da estimulação sensorial tátil, a interação social, a imitação e também algumas questões como regras, limites e tempos de espera, por exemplo. Nós, do Ceir, somos uma equipe que trabalhamos de forma interdisciplinar e nos ajudamos para proporcionar o melhor aos nossos pacientes”, destaca.
Vanilson Mendes é pai do paciente Calebe Galvão e participou, junto com seu filho, das atividades nesta manhã, na sala da Musicoterapia e Reabilitação Intelectual. “Hoje, o meu filho é uma outra criança. Desde que começou o acompanhamento nas terapias do Ceir, ele vem crescendo e desenvolvendo bem o seu cognitivo, até mesmo na escola. Também as atividades para nós, que somos pais, nos ajudam a entender certas situações, até porque também precisamos aprender algumas coisas para aplicar em casa com o nosso filho. Só temos a agradecer, é um momento excelente”, frisa o pai do paciente.
Para Irma Sá Bertaglia, mãe do paciente Leonardo Sá Bertaglia , além das atividades de hoje, o seu filho também pratica aula de natação, que tem sido importante para o seu desenvolvimento na parte social e esportiva. “É importante existir o Dia da Conscientização do Autismo, principalmente para ajudar a enfrentar o preconceito que ainda vivenciamos de pessoas que não conhecem sobre o autismo e não entendem determinados comportamentos da criança autista”, acrescenta.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre essa condição, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Confira a programação completa da Semana da Conscientização do Ceir:
Dias 2 a 5 de abril
Atividades voltadas para a Conscientização do Autismo, na clínica de Reabilitação e Habilitação Intelectual, com os pais e pacientes autistas.
Quinta-feira (04/04/19):
15h20 – Abertura com a psicóloga Érica Nascimento.
15h40 – Roda de Conversa – “A pessoa com transtorno do espectro autista: desafios e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva”.
Palestrante: assistente social Karina Sampaio
– Sorteio de Camisa temática TEA.
Sexta-feira (05/04/19)
9h – Abertura com a psicóloga Natália Vidal
9h20 – Roda de Conversa “A pessoa com Transtorno do Espectro Autista: desafios e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva”
Palestrante: assistente social Karina Sampaio.
– Banda de música da RHI, com a musicoterapeuta Nydia Monteiro
– Sorteio de Camisa temática TEA.