Ambulatório de Espasticidade


O nosso Ambulatório de Espasticidade é pioneiro no cuidado da pessoa com espasticidade no Piauí.



A espasticidade é uma doença pouco conhecida, mas presente em muitas pessoas com deficiência físico-motora. Ela é um distúrbio neurológico progressivo que provoca deformidades nos músculos dos membros e movimentos involuntários bruscos, comprometendo tanto a qualidade de vida, quanto o tratamento.

Entre as doenças que provocam o quadro, estão: estão lesão cerebral e medular, que ocorre em vítimas de acidentes de trânsito, por exemplo; acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como derrame cerebral; paralisia cerebral; esclerose múltipla; entre outras.

Por provocar também o endurecimento dos músculos, a doença atrapalha no desenvolvimento de crianças, na locomoção, na realização de atividades do dia a dia, como higienização e alimentação, e, principalmente, na reabilitação.

É diante disso que mantemos um Ambulatório de Espasticidade com atendimentos especializados a pessoas com deficiência que sofrem com esse distúrbio neurológico progressivo, realizando aplicações de toxinas botulínicas (conhecida como botox), orientações para o tratamento e, em casos especiais, encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O local já atendeu mais de 860 pessoas e 544 delas foram submetidas a aplicação de toxina botulínica. O procedimento, que é realizado dentro do período de três a quatro meses, permite o relaxamento da musculatura do paciente e com a sua aplicação, ele consegue realizar tarefas que antes não conseguia. Além disso, a toxina não tem efeitos colaterais sensoriais e cognitivos e é menos invasiva que cirurgias.

Para ter acesso ao nosso Ambulatório de Espasticidade, caso não seja paciente do nosso Centro, é necessário que procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo SUS e solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. No setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde do seu bairro ou Secretaria de Saúde do seu município, marque a triagem para a reabilitação físico-motora em nosso Centro. Havendo vagas, o sistema irá informar o dia e horário da sua consulta.


+ Notícias


Para mais informações e esclarecimentos:

(86) 3198-1500 ou ceir@ceir.org.br


Estamos localizados na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, no Bairro Ilhotas, em Teresina – Piauí.


 Texto: Cláudia Alves – Comunicação Ceir

Tags:

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

[ALO-EASYMAIL-PAGE]

(86)99996-0146 / (86)99996-0143 / (86)99996-0229
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR - Conheça a nossa Política de Privacidade