Reabilitação pós-covid-19


Atendimento a pacientes que evoluíram com limitações na capacidade funcional (muscular e respiratória), qualidade de vida, grau de fadiga, condições nutricionais, cognitivas e psíquicas após a covid-19.


 

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionista, psicólogas e fonoaudiólogas.

Como os atendimentos são realizados com métodos e recursos terapêuticos específicos para pessoas acometidas de covid-19, não há alteração no fluxo de vagas e atendimentos aos usuários das demais clínicas da instituição.

Estima-se ser necessário um período de quatro a doze semanas no Programa de Reabilitação Cardiopulmonar Pós- Covid para se observar melhora das sequelas respiratórias, funcionais e da qualidade de vida, sendo que esse período pode ser mais curto ou mais prolongado conforme as necessidades de cada paciente.

 


Protocolo e prevenção à proliferação da covid-19


As terapias funcionam no horário das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, com um intervalo de 10 minutos entre os atendimentos. Esse é o momento de higienização da estrutura física e dos equipamentos, seguindo o protocolo de segurança elaborado pela instituição e que tem como referência as normas estabelecidas nos decretos do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Teresina.

Para a realização do programa de reabilitação de pessoas acometidas pela covid-19, são utilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em pacientes e toda a equipe de profissionais do centro. O espaço físico é adequadamente organizado com consultórios médicos; salas individuais para atendimento e área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar. Conta ainda com os serviços do Centro de Diagnóstico, que oferta exames laboratoriais, raios-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria, eletrocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética, sendo que todos os exames deverão ser previamente autorizados pelo SUS.

 


Saiba como ter acesso


A porta de entrada para o tratamento acontece de duas formas: via encaminhamento do hospital de origem da internação ou através das Unidades Básicas de Saúde.

Pacientes que já tiveram alta da UTI ou de unidade de covid de longa permanência no Piauí devem seguir os seguintes passos:

a) Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;

b) Anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;

c) Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município.

d) O operador de marcação deverá seguir os seguintes passos para marcação no sistema online do SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/):

1º Passo: Marcação;
2º Passo: Agendamento;
3º Passo: Nome do procedimento – preencher com TRIAGEM e fazer a busca;
4º passo: Selecionar o procedimentos CEIR – TRIAGEM – REABILITAÇÃO – PÓS-COVID*, que será visualizada no sistema do SUS através do site https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/.

– Pacientes que estão recebendo alta podem ser encaminhados pela própria unidade, diretamente ao Ceir, via marcação da Triagem Reabilitação Pós covid-19 no Sistema SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/).

5º passo: Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem no Ceir.

Pronto, você já sai com o dia e a hora da primeira consulta no Ceir e deverá comparecer na data agendada, levando o encaminhamento com a autorização e os documentos;

Caso não haja vagas, o operador entregará um informativo com o número de regulação e o usuário poderá acompanhar a situação através do site: http://sus.teresina.pi.gov.br/confirmacao-de-consulta/. Se, após 03 (três) meses, não for agendado, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde ou à Secretaria de Saúde do seu município para solicitar a revalidação.

*REABILITAÇÃO PÓS-COVID (apenas para pacientes maiores de 12 anos).


Saiba mais sobre o serviço baixando nossa cartilha

Reabilitação Pós Covid-19 – Ceir 

Reabilitação Pós Covid -19 CER IV – Parnaíba 

 


Para mais informações e esclarecimentos:

(86) 3198-1500 ou same@ceir.org.br.


Notícias


Texto: Lays Viana – Comunicação Ceir


 

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

[ALO-EASYMAIL-PAGE]

(86)99996-0146 / (86)99996-0143 / (86)99996-0229
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR - Conheça a nossa Política de Privacidade