Reabilitação Intelectual


Em 2015, iniciamos o tratamento de reabilitação de pessoas com deficiência intelectual, Síndrome de Down e Transtornos do Espectro Autista (TEA), conhecido popularmente como autismo, após sermos habilitados pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) III.



 

A Reabilitação Intelectual do nosso Centro atende três clínicas: Clínica de Deficiência Intelectual, Clínica de Síndrome de Down e Clínica de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Cada uma é formada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos, nutricionistas, assistentes sociais, musicoterapeutas, arteterapeutas, entre outros profissionais.

As terapias são ofertadas em atendimentos de grupos, em que os pacientes são direcionados para trabalhos específicos, de acordo com as suas necessidades e demandas.

Os grupos são: estimulação precoce, estimulação integrativa, intensivo de estimulação, intensivo de habilitação, acolher, aprender, socioemocionais, oficina de atividades sensoriais, oficina de comunicação, oficina de linguagem e oficina de atividades funcionais.
Além disso, a reabilitação intelectual também oferece cursos para cuidadores, acompanhantes ou familiares, com orientações sobre a reabilitação.

 


Saiba como ter acesso a nossa reabilitação intelectual:


a) Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;
b) Anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;
c) Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município;
d) O operador de marcação deverá seguir os seguintes passos para marcação no sistema online do SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/):
1º Passo: Marcação;
2º Passo: Agendamento;
3º Passo: Nome do procedimento – preencher com:

• TRIAGEM: para fazer a busca de reabilitação física, intelectual ou pós covid.
4º passo: Selecionar o procedimento:

CEIR TRIAGEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INFANTIL (de 0 a 11 anos e 11 meses e 29 dias)

55º passo: Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem no Ceir.

• Pronto, você já sai com o dia e a hora da primeira consulta no Ceir e deverá comparecer na data agendada, o levando encaminhamento com a autorização e os documentos;
• Caso não haja vagas, o operador entregará um informativo com o número de regulação e o usuário poderá acompanhar a situação através do site: http://sus.teresina.pi.gov.br/confirmacao-de-consulta/. Se, após 03 (três) meses, não for agendado, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde ou à Secretaria de Saúde do seu município para solicitar a revalidação.

 



+ Notícias


Para mais informações e esclarecimentos:

(86) 3198-1500 ou same@ceir.org.br.


Estamos localizados na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, no Bairro Ilhotas, em Teresina – Piauí.


 Texto: Lays Viana – Comunicação Ceir

Tags:

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

[ALO-EASYMAIL-PAGE]

(86)99996-0146 / (86)99996-0143 / (86)99996-0229
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR - Conheça a nossa Política de Privacidade