Saúde Auditiva


Em 2015, passamos a integrar o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde Auditiva, do Governo Federal, após sermos habilitados pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) III.



O objetivo do nosso Programa de Saúde Auditiva é cuidar da saúde auditiva de pessoas que sofrem com problemas auditivos nos graus leve, moderado, severo e profundo.

Caso a perda auditiva seja reversível realizamos o tratamento para que não seja necessário o uso de um aparelho auditivo. Mas quando há a necessidade do aparelho, encaminhamos o paciente para a avaliação de uma equipe multidisciplinar formada por otorrino, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo.

Cada profissional tem decisão no processo de protetização do paciente. O otorrinolaringologista avalia se a perda auditiva é reversiva ou não; o fonoaudiólogo realiza o exame de audiometria, avaliando o tipo e grau de surdez; e o psicólogo identifica a motivação do paciente para o uso do aparelho.

Nesse processo, o assistente social orienta cada paciente sobre os seus direitos como cidadãos e possuintes de deficiência auditiva. A maioria dos pacientes desconhece os seus direitos, a exemplo do passe livre e de benefícios do INSS. Há casos em que pessoas de baixa renda não têm condições de retornarem às terapias, então realizamos a articulação com os municípios para garantir o retorno deles ao nosso Centro.

O diferencial do nosso Programa de Saúde Auditiva é que não apenas entregamos o aparelho auditivo para a pessoa com deficiência, nós também realizamos acompanhamento em terapias. Ao retornar às sessões, o paciente fala das suas dificuldades e adaptações e tem o seu aparelho ajustado para fazer o melhor uso e aproveitamento.

Já entregamos mais de mil aparelhos auditivos, serviço realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando mais de 500 pessoas, sendo 95% delas oriundas do interior do Piauí, e já ultrapassamos a marca de cinco mil atendimentos realizados.


Saiba como ter acesso a nossa saúde auditiva:


a) Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;

b) Anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;

c) Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município;

d) O operador de marcação deverá seguir os seguintes passos para marcação no sistema online do SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/):

1º Passo: Marcação;
2º Passo: Agendamento;
3º Passo: Nome do procedimento – preencher com:

  • SAÚDE AUDITIVA: para fazer a busca do Programa de Saúde Auditiva / reabilitação auditiva.

4º passo: Selecionar o procedimento:

CEIR – OTORRINOLARINGOLOGIA / SAUDE AUDITIVA (0 a 130 anos);

5º passo: Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem no Ceir.

  • Pronto, você já sai com o dia e a hora da primeira consulta no Ceir e deverá comparecer na data agendada, levando o encaminhamento com a autorização e os documentos;

  • Caso não haja vagas, o operador entregará um informativo com o número de regulação e o usuário poderá acompanhar a situação através do site: http://sus.teresina.pi.gov.br/confirmacao-de-consulta/. Se, após 03 (três) meses, não for agendado, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde ou à Secretaria de Saúde do seu município para solicitar a revalidação.

Para mais informações e esclarecimentos: (86) 3198-1500 ou same@ceir.org.br


+ Notícias


Para mais informações e esclarecimentos:

(86) 3198-1500 ou same@ceir.org.br.


Estamos localizados na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, no Bairro Ilhotas, em Teresina – Piauí.


 Texto: Lays Viana – Comunicação Ceir

Tags:

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

[ALO-EASYMAIL-PAGE]

(86)99996-0146 / (86)99996-0143 / (86)99996-0229
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR - Conheça a nossa Política de Privacidade